Ontem (3), o Presidente Juliano Villa-Verde esteve na ESMPU, onde foi recebido pela Diretora Geral Raquel Branquinho.

O Presidente Juliano Villa-Verde esteve ontem (3) na ESMPU e foi recebido pela Diretora Geral da escola, a colega Raquel Branquinho.

A pauta girou em torno das características estatutárias da entidade e o perfil dos nossos associados fundadores, de Procuradores experientes e com destacada história na institucionalização do MPF, como o ex PGR Augusto Aras e os Coordenadores da 1ª e 3ª Câmara, os SPGR Luiz Augusto e Lindora Araújo, além da querida Corregedora Geral Célia Delgado.

Sem falar nos jovens e inovadores colegas das gerações mais novas da carreira, notáveis atuantes na gestão dos direitos e garantias dos membros do MPF.

A reunião coincidiu ainda com a notícia da decisão que acolhe o pleito recentemente formulado pela AMPF, de atualização do valor da Bolsa Capacitação, em alinhamento com o reajuste parcelado dos subsídios.

Nota de desagravo

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Federal – AMPF vem a público apoiar e desagravar a Procuradora Regional da República Zélia Luiza Pierdoná, na condição de representante legal e Presidente em exercício desta Associação, que de modo algum extrapolou suas funções estatutárias, em seu pronunciamento durante a 3ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal – CSMPF, realizada em 08/08/2024.


A AMPF tomou conhecimento e repudia, veementemente, a ação proposta pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público (SINDMPU) contra a União Federal (Ação nº 1065590-81.2024.4.01.3400, em trâmite na 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal), na qual aquele sindicato levianamente imputa a prática de “assédio moral” à Vice-Presidente desta entidade, como se tivesse atuado na condição de membro do MPF.


É oportuno esclarecer que a manifestação apresentada durante a sessão do CSMPF foi previamente definida pela Diretoria da AMPF em cumprimento ao dever estatutário de defender “a autonomia administrativa, financeira e orçamentária do Ministério Público Federal, velando pela priorização dos recursos para aplicação em prol da atividade finalística, para o eficiente cumprimento dos dispositivos da Lei Orgânica do Ministério Público a União e dos preceitos constitucionais” (art. 2º, inciso III de seu Estatuto).


A intervenção da AMPF, lida por sua Vice-Presidente, tem respaldo em estudos da Auditoria Interna do MPU – Audin. O Painel MPF em Números também justifica o pleito de prioridade formalizado (“a contratação de analistas, notadamente na área de Direito”), assim como refletem o modelo de gestão que o Tribunal de Contas da União – TCU adota há mais de duas décadas, conforme expôs a Associação da Auditoria de Controle Externo do TCU – AudTCU, em Nota de Desagravo publicada a propósito deste mesmo episódio.


A investida do SINDMPU, em oposição aos princípios e valores nacionais e internacionais que regem o movimento sindical, também pavimenta um tenebroso caminho que pode incentivar o uso do aparato estatal para intimidar outros representantes de classe, em especial aqueles que se dedicam para defender as carreiras que exercem atividades exclusivas de Estado.


A AMPF adotará as medidas legais cabíveis para defesa de seus representantes de classe nas instâncias devidas, assim como atuará para que sejam adotadas medidas com vistas a inibir o mau uso do conceito de assédio moral.

  • JULIANO BAIOCCHI VILLA-VERDE DE CARVALHO – Presidente – presidente@ampf.org.br
  • ZÉLIA LUIZA PIERDONÁ – Vice-Presidente – vicepresi@ampf.org.br
  • DANIELLE DIAS CURVELO – Secretária-Geral – secgeral@ampf.org.br
  • DANIEL HOLZMANN COIMBRA – Diretor-Executivo – direx@ampf.org.br
  • DARLAN AIRTON DIAS – Diretor de Assuntos Jurídicos e Institucionais – dirjur@ampf.org.br
  • BRUNO COSTA MAGALHÃES – Diretor de Comunicação – dircom@ampf.org.br
  • ALEXANDRE SCHNEIDER – Diretor de Benefícios – dirbenefic@ampf.org.br
  • ANDERSON VAGNER GÓIS DOS SANTOS – Diretor Financeiro – dirfinanc@ampf.org.br

reunião geral dos membros do Colégio Estadual do Paraná

Participação do Presidente da AMPF e dos Diretores Daniel Holzmann e Danielle Curvelo na reunião geral dos membros do Colégio Estadual do Paraná, realizada entre os dias 22 e 23/8 em Foz do Iguaçu, à qual também compareceu o Procurador Geral da República, Dr Paulo Gonet.

Em conversa com os Procuradores da PRPR e PRMs o Presidente e Diretores puderam debater temas de interesse corporativo, planos e benefícios que a AMPF oferece aos seus associados.

Alguns colegas já aproveitaram a reunião para firmar sua filiação e inúmeros outros pediram a ficha de inscrição para adesão imediata.
Esta foi a segunda reunião da Diretoria da AMPF nas unidades estaduais e outras serão agendadas, acompanhando sempre a agenda de compromissos das unidades ministeriais.

reunião com o secretário-geral do Conselho Superior do MPF

Hoje, o presidente da AMPF, Juliano Villa-Verde, e a vice-presidente, Zélia Pierdoná, se reuniram com o secretário-geral do Conselho Superior do MPF, procurador regional da República Patrick Salgado. Na sequência, o presidente visitou o secretário-geral do CNMP, promotor de justiça do MP-GO, Carlos Vinicius Alves Ribeiro.

As visitas de cortesia fortaleceram a colaboração entre a AMPF e os colegiados de gestão administrativa do Ministério Público.

Seguimos buscando o aperfeiçoamento contínuo das políticas de valorização da carreira do MPF e reafirmando nosso compromisso com a excelência na defesa dos associados.

posse dos novos integrantes

A AMPF prestigiou a posse dos novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público, Ana Borges Coêlho, Elizeta Paiva Ramos, Luiza Frischeisene e Nivio de Freitas.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da AMPF Juliano Villa-Verde, que cumprimentou os novos conselheiros e reforçou o compromisso da Associação com a defesa dos interesses da classe.

AMPF postula cobertura integral de tratamentos para Hiperplasia Prostática Benigna

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Federal (AMPF) protocolou hoje um requerimento importante junto ao Programa de Saúde e Assistência Social do Ministério Público da União (Plan-Assiste). O pedido visa garantir a cobertura integral dos tratamentos médicos mais modernos para Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), incluindo técnicas avançadas como a Ressecção Transuretral (RTU) a laser e a Terapia de Vapor d’Água (Rezum).

Essa iniciativa é fundamental para assegurar que todos, colegas e servidores, ativos e inativos, tenham acesso a tratamentos de ponta, melhorando assim a qualidade de vida de muitos de nós que enfrentam essa condição.

Nota pública – PL 1904/2024


A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Federal (AMPF) ressalta que muitos membros do Ministério Público Federal não concordam com indevidas emissões de posicionamentos em nome da carreira, em matérias de índole política e ideológica, objeto do regular trâmite legislativo. A AMPF defende o respeito à democracia representativa, cabendo ao Congresso Nacional o debate aberto, livre e socialmente dialético sobre os temas relevantes à vida da nação brasileira. A AMPF somente mobilizará os membros do Ministério Público Federal em torno de debates legislativos que envolvam a defesa das próprias funções processuais, as suas garantias, prerrogativas, estatuto e direitos. A militância político e ideológica há muito tempo causa insatisfação a grande parte dos membros do Ministério Publico Federal, porque gera imagem distorcida do conjunto dessa carreira de Estado. A AMPF quer reforçar que a respeitabilidade do Ministério Público Federal se faz por meio da postura de magistratura ativa, independente, apartidária, discreta e eficiente para o cumprimento exclusivo de seus deveres constitucionais e legais, dentre os quais não está incluído o debate democrático representativo.

Juliano Villa-Verde
Presidente da AMPF

Rolar para cima